Shawn Layden defende jogos a US$ 80 no Switch 2 e diz que aumento de preço era inevitável


Ex-presidente da PlayStation apoia aumento de preço dos jogos no Nintendo Switch 2

O ex-presidente da PlayStation, Shawn Layden, voltou aos holofotes ao defender o polêmico aumento de preço dos jogos para o Nintendo Switch 2. Em sua participação no programa Player Driven, no YouTube, Layden afirmou que os jogos de nova geração custarem US$ 80 é uma decisão que já deveria ter sido tomada há muito tempo pelas principais fabricantes de consoles.

Segundo Layden, a indústria dos games falhou ao não reajustar os preços dos jogos com o passar das gerações. Ele acredita que um aumento gradual, de US$ 5 a cada nova geração de consoles, teria sido o ideal, e que o modelo atual, com longos períodos de preços estáveis seguidos por aumentos bruscos, acaba gerando insatisfação entre os consumidores.


Jogos ainda estão baratos quando ajustados pela inflação

O executivo ressaltou que, apesar da percepção popular, os jogos atualmente são mais baratos do que no passado, quando se ajusta os valores à inflação. “US$ 59,99 em 1999 equivalem a cerca de US$ 100 hoje”, destacou Layden, citando dados do Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA que indicam uma inflação de mais de 94% desde então. Em outras palavras, um jogo vendido hoje por US$ 70 ou US$ 80 ainda estaria abaixo do valor real ajustado pelo tempo.


Custo de desenvolvimento aumentou drasticamente

Layden não está sozinho em sua análise. Durante o mesmo episódio, Lewis Ward, analista da IDC, comentou que o custo de produção de jogos aumentou muito mais rápido do que os preços cobrados dos consumidores. Com orçamentos de produção cada vez mais altos, desenvolvimento mais longo e expectativas crescentes por gráficos, performance e inovação, o preço final precisa refletir essa realidade para manter a sustentabilidade da indústria.


Nintendo está em posição privilegiada para cobrar mais

Ainda segundo Layden, a Nintendo está em uma posição mais favorável que Sony e Microsoft para aplicar esse aumento. O motivo? A empresa japonesa tem um controle muito mais rígido sobre suas franquias exclusivas. Títulos com personagens como Mario, Zelda e Donkey Kong raramente são lançados fora dos consoles da Nintendo, o que aumenta seu valor percebido.

Ao contrário disso, empresas como a Microsoft têm adotado uma postura mais aberta, exibindo jogos em várias plataformas, o que pode tornar mais difícil justificar um aumento de preço para seus títulos.


Apesar da reação negativa de parte da comunidade gamer, a fala de Shawn Layden traz um ponto de vista realista sobre os desafios econômicos da indústria de jogos. Em um mercado cada vez mais caro para se produzir, o aumento no preço final dos games pode ser uma consequência inevitável — e, segundo ele, já estava atrasado. No caso do Nintendo Switch 2, o valor de US$ 80 por jogo pode não ser apenas uma nova tendência, mas o início de um novo padrão para o setor.

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