Ex-desenvolvedor da Rockstar comenta sobre GTA 7 e diz que o jogo pode ser mais barato de produzir com uso de IA

 


Com o avanço da IA, ex-dev da Rockstar prevê que GTA 7 será mais barato de desenvolver do que GTA 6

Mesmo antes de Grand Theft Auto 6 chegar às mãos dos jogadores, o futuro da franquia já começa a gerar discussões nos bastidores. Em uma recente entrevista ao podcast Kiwi Talkz, o ex-desenvolvedor da Rockstar Games, Obbe Vermeij, que trabalhou na série GTA entre 1995 e 2009, comentou sobre como o desenvolvimento de GTA 7 pode se beneficiar das tecnologias de inteligência artificial, reduzindo significativamente os custos de produção.


Embora o próximo capítulo da franquia ainda esteja a cerca de uma década de distância, a fala de Vermeij chamou a atenção da comunidade gamer, especialmente diante dos altos investimentos feitos em GTA 6.


GTA 6 com orçamento bilionário — e GTA 7 pode ser mais barato

Desde os vazamentos de 2022, rumores apontavam que Grand Theft Auto 6 teria um orçamento próximo de US$ 2 bilhões, o que foi posteriormente desmentido pela Take-Two Interactive, que afirma que o valor está mais próximo de US$ 1 bilhão. Ainda assim, trata-se de um dos jogos mais caros da história da indústria.


Para Obbe Vermeij, porém, o custo de produção de GTA 7 pode ser bem menor graças à crescente utilização de IA no desenvolvimento de jogos. Ele acredita que, nos próximos cinco anos, muitos processos, como a criação de mapas, cutscenes e até animações de personagens, poderão ser automatizados por sistemas de inteligência artificial, reduzindo tempo e investimento.


“Minha previsão é que GTA 7 será mais barato de fazer do que GTA 6”, declarou Vermeij.


 Como a IA deve impactar o desenvolvimento de GTA 7

Na entrevista, o ex-desenvolvedor explicou que, futuramente, será possível descrever uma cena para a IA, e ela automaticamente criará a animação dos personagens, diálogos e ambientes, tornando o processo mais rápido e barato.


Apesar disso, Vermeij reconhece que a IA não substituirá totalmente o trabalho humano. Haverá a necessidade de artistas para trabalhar no alto nível criativo, roteiristas para escrever a narrativa e desenvolvedores para corrigir falhas e bugs.


Vale lembrar que o uso de IA no desenvolvimento de jogos não é novidade, mas o crescimento da IA generativa nos últimos anos tem gerado debates entre jogadores e estúdios. Recentemente, a 11 Bit Studios foi criticada por utilizar IA em The Alters sem comunicar os jogadores, o que acendeu ainda mais a discussão sobre transparência nesse tipo de tecnologia.



GTA 6 chega em 2026 — e o futuro da Rockstar ainda é incerto

Enquanto as previsões para GTA 7 ficam para o futuro, todos os olhos permanecem em Grand Theft Auto 6, que teve seu lançamento adiado para 26 de maio de 2026 para que a Rockstar Games possa aprimorar ainda mais o jogo. A expectativa é enorme, principalmente porque o estúdio prometeu “superar as expectativas” com o novo título.


Além disso, há rumores de que a Rockstar pode voltar a investir em outras de suas franquias após o lançamento de GTA 6, como uma sequência para Bully ou um possível Red Dead Redemption 3.



Embora GTA 7 ainda esteja distante, a entrevista de Obbe Vermeij levanta discussões importantes sobre o futuro da produção de jogos AAA. A combinação de IA avançada com o talento humano promete mudar o cenário da indústria nos próximos anos, e resta saber como as grandes empresas, como a Rockstar Games, vão equilibrar essas tecnologias com a criatividade que sempre marcou suas produções.


Enquanto isso, a comunidade gamer segue ansiosa pela estreia de Grand Theft Auto 6 em 2026.


📌 E você, o que acha do uso de IA em jogos como GTA?

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